Perguntas?

O que é Tecnologia Assistiva?

De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído no âmbito da Secretaria dos Direitos Humanos – SDH, da Presidência da República, adota-se como conceito de Tecnologia Assistiva (ajudas técnicas ou produtos de apoio): “produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

(Comitê de Ajudas Técnicas – ATA VII)

O que é Tecnologia Social?

É um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida das pessoas.

O que é o Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva?

O Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva é uma ação do Plano Nacional Viver Sem Limite. O Catálogo foi resultado da iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e desenvolvido e realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia Social. O Catálogo é uma ferramenta de informação sobre Tecnologia Assistiva que reúne e disponibiliza informações qualificadas sobre produtos de Tecnologia Assistiva (TA) fabricados e distribuídos no Brasil.

O que é a Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva?

É uma Pesquisa realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil). Ela consiste em obter conhecimento do que já foi produzido, visando auxiliar as políticas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação, que busquem soluções para a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência e idosos, sejam subsidiadas com maior precisão.

Quais os objetivos da Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva?

– Mapear e caracterizar instituições no Brasil que produzem Tecnologia Assistiva;

– Conhecer as competências no Brasil no campo da Tecnologia Assistiva;

– Favorecer intercâmbio de informações entre instituições, empresas e usuários de Tecnologia Assistiva;

– Ser um canal de informação para as pessoas com deficiência no conhecimento da Tecnologia Assistiva;

– Orientar técnica e conceitualmente  a elaboração de políticas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação, que busquem soluções para a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência e idosos.

O que é o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva?

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) é uma ação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS). O ponto central da ação é colocar na missão do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer a tarefa de articular nacionalmente uma rede cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Tecnologia Assistiva. Esta ação constitui o mecanismo de implantação do Plano Viver sem Limite (Plano Nacional dos direitos das pessoas com deficiências) lançado em 2011), no âmbito da ciência e da tecnologia. Este centro, instituído mediante a Portaria 139 do MCTI, de 23 de fevereiro de 2012, está sendo implementado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela SECIS, sendo que os conceitos nos quais ele é baseado vêm sendo pensados há vários anos pelo MCTI a partir de estudos financiados pelo CNPq, em particular aqueles realizados pelo ITS BRASIL (Instituto de Tecnologia Social).

Qual é o objetivo do CNRTA?

A criação do CNRTA visa produzir, em médio prazo, um grande impacto no cotidiano daqueles que possuem alguma deficiência, visto que a Tecnologia Assistiva fornece a eles recursos para que tenham equiparação de oportunidades em múltiplas esferas da vida.

De fato, esta tecnologia constitui produtos, estratégias, metodologias e serviços que visam prover às pessoas com deficiência uma maior autonomia com menos barreiras para sua inclusão na sociedade brasileira.

Assim, a consolidação de uma rede capaz de fortalecer as ações pertinentes à Tecnologia Assistiva estabelece as circunstâncias favoráveis para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, pautada em parâmetros ligados à acessibilidade.

Visite o site do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva – http://www.cti.gov.br/

O que é o Plano Viver Sem Limite?

O Plano Viver sem Limite envolve e integra ações de 15 órgãos federais, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Organizadas em quatro eixos, as iniciativas estabelecem metas e previsões orçamentárias para execução até 2014, num montante de R$ 7,5 bilhões.

Os eixos que organizam o Plano são:

• Acesso à Educação

• Atenção à Saúde

• Inclusão Social

• Acessibilidade

Saiba mais sobre o Plano Viver Sem Limite – http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/publicacoes/arquivos/campanha-viver-sem-limite

Quantas pessoas tem deficiência no Brasil?

O Censo 2010 IBGE aponta que 45,6 milhões de brasileiros apresenta ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população. A maior parte delas vive em áreas urbanas – 38.473.702, ante 7.132.347 nas áreas rurais. E mostra ainda que são muitas as desigualdades em relação aos sem deficiência.

A deficiência visual foi a mais apontada, atinge 18,8% da população. Em seguida vêm as deficiências motora (7%), auditiva (5,1%) e mental ou intelectual (1,4%).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s