Como uma pessoa surdocega utiliza o computador?

Para responder a esta pergunta, precisamos entender primeiro como uma pessoa cega utiliza o computador. Contrariando o que muitos pensam, uma pessoa com deficiência visual não utiliza o computador por meio do mouse, já que ela não saberia onde se encontram os itens na tela e, tampouco, o cursor do mouse. Esta pessoa utilizará o computador por meio do teclado em conjunto com um software leitor de tela.
O teclado utilizado pelas pessoas com deficiência visual não é um teclado em Braille, mas sim um teclado comum. Para aprender a posição das teclas, elas utilizam pontos de referência, onde posicionam as mãos para, a partir daí, realizar a digitação. Esses pontos de referência são as teclas que apresentam um traço em alto relevo próximo a sua borda (teclas F e J e tecla 5 do teclado numérico).

A navegação será realizada por meio de atalhos de teclado juntamente com a tecla Tab e as setas direcionais.
Enquanto a pessoa cega utiliza o teclado para navegar, o software leitor de tela vai lhe informando através de áudio tudo o que está recebendo foco na tela. Por exemplo, ao abrir o menu iniciar no Microsoft Windows, o leitor de tela irá informar por meio de áudio o nome do item, “Menu iniciar”.
No caso da pessoa surdocega, em vez de o leitor de tela passar a informação em áudio, ela é passada através de Braille, para ser acessada de forma tátil. Isso é possível graças a uma Tecnologia Assistiva chamada de Linha ou Display Braille.
O equipamento possui células no padrão Braille que serão utilizadas para passar as informações ao usuário. A quantidade de células do equipamento pode variar de acordo com o fabricante e as necessidades do usuário final. O seu funcionamento é simples e se dá em conjunto com um software leitor de tela. Após a configuração do dispositivo com o programa, toda a informação transmitida pelo computador é representada ao usuário por Braille que é formado em tempo real no aparelho, pelos pinos que sobem e descem formando os caracteres Braille. Além disso, esse dispositivo possui teclas que permitem que o usuário passe informações ao computador, como se fosse uma máquina de escrever em Braille.

Fonte: Portal de Seguros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s