Acessibilidade! Flamengo passa a descrever imagens em redes sociais

Everton, cego e fanático pelo Flamengo, agora terá mais motivos para alimentar sua paixão pelo clube

O maior patrimônio do Flamengo é a sua torcida. E, entre os 40 milhões de apaixonados pelo Mais Querido, encontramos pessoas com diversas características, entre elas a deficiência visual. Pensando nisso, o Mengão aposta na acessibilidade virtual para diminuir a distância com os torcedores cegos, aumentando o entendimento do público sobre o conteúdo publicado.
A hashtag #PraCegoVer, embora ainda não muito difundida, auxilia na compreensão do conteúdo. O público, que acessa as redes sociais com o auxílio de sistema de leitura presentes em computadores e celulares, ganha a descrição do contexto e o entendimento do que é retratado.
Como funciona?
Twitter: O Flamengo passará a adicionar uma descrição com até 420 caracteres permitida pelo próprio aplicativo. O sistema de leituras encontra a descrição disponível.
Exemplo:
Veja descrição da foto no parágrafo abaixo
Descrição da imagem #PraCego: Após marcar o primeiro gol, no centro da imagem, Mancuello corre com a bola embaixo do braço rumo ao meio-campo. O jogador argentino cumprimenta Guerrero que, sorrindo, demonstra satisfação com o gol marcado. Os atletas vestem camisas e meias rubro-negras e shorts brancos. Observação: uma vez publicada, a descrição aplicada à imagem não ficará visível, mas as pessoas com deficiência visual terão acesso à descrição por meio de tecnologia adaptativa que elas tenham disponível (como leitores de tela e telas em braile).
Instagram e Facebook
No rodapé de cada uma das postagens, o deficiente visual e seu sistema de leitura encontrarão:
Descrição da imagem #PraCego: Após marcar o primeiro gol, no centro da imagem, Mancuello corre com a bola embaixo do braço rumo ao meio-campo. O jogador argentino cumprimenta Guerrero que, sorrindo, demonstra satisfação com o gol marcado. Os atletas vestem camisas e meias rubro-negras e shorts brancos.
A hashtag facilita a busca dos usuários e já é utilizada por algumas contas. Além dos deficientes visuais rubro-negros, o conteúdo será oferecido para todo público deficiente visual, que sempre será bem-vindo em nossa NaçãoDeficientes auditivos tem facilidade de conteúdo na Fla TV

Além dos deficientes visuais, o torcedor deficiente auditivo encontra em diversos vídeos da Fla TV, a opção CC (Closed Caption) para maior compreensão da matéria oferecida.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Anúncios

Um pensamento sobre “Acessibilidade! Flamengo passa a descrever imagens em redes sociais

  1. Pingback: Acessibilidade! Flamengo passa a descrever imagens em redes sociais - Congresso de AcessibilidadeCongresso de Acessibilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s