Empresas oferecem de graça app eSSENTIAL Accessibility® aos internautas com deficiências física e visual

Pessoas com deficiências lutam diariamente por inclusão social, e o papel das tecnologias assistivas é de grande importância neste processo. No Brasil, algumas empresas e instituições estão cumprindo seu papel, disponibilizando gratuitamente uma ferramenta inovadora, capaz de dar acessibilidade no ambiente digital a quem precisa. Companhias como Renner, Magazine Luiza, BRF, Tok&Stok, Hering, Estapar, o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, Mastercard, 3M, Merck e Samsung, além da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), oferecem em seus sites o app eSSENTIAL Accessibility®.

O eSSENTIAL Accessibility® é um app para computadores pessoais, que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, usar o teclado ou ler na tela. O download é feito uma única vez e é gratuito para o usuário final. Na prática, o app funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, como por exemplo o que permite controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, leitor de página, teclado na tela, além de outros. Pessoas com dificuldades de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia, iliteracia e outros problemas que dificultam a leitura podem ser beneficiadas.

“De acordo com o último Censo do IBGE divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa quase de ¼ da população, sendo que mais de 15 milhões de pessoas se encontram em situações mais severas”, explica Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility® no Brasil.

Um dos parceiros da eSSENTIAL Accessibility® no Brasil, o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, disponibiliza o aplicativo para ser baixado em todos os seis portais da organização. A implementação da ferramenta se deu de forma gradual, começando pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), em função da presença do Núcleo de Acessibilidade (Nace) na universidade.

“A adoção de um app de tecnologia assitiva nos portais de nossas instituições teve como propósito beneficiar as pessoas com deficiências, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não só naveguem, mas também contribuam com a instituição, melhorando o atendimento aos nossos alunos e à comunidade externa”, afirmou Stephania Fincatti, gerente de marketing digital da Cruzeiro do Sul Educacional.

Uma das empresas pioneiras a disponibilizarem a eSSENTIAL Accessibility® no e-commerce de varejo, a Magazine Luiza acredita que o aplicativo tem um papel de inclusão desses usuários com necessidades especiais à internet. O diretor de comércio eletrônico do Magazine Luiza Decio Sonohara disse que no Brasil, esse público é digitalmente excluído por algumas empresas, que acabam deixando de lado iniciativas que contribuem para incluí-los também social e economicamente. “A decisão de buscar um parceiro que oferecesse uma solução para este público surgiu da necessidade de exercer nosso papel na sociedade e, consequentemente, possibilitar a eles uma experiência de compra diferenciada para que possam ter a escolha de comprar pela internet”.

Além de empresas de comércio eletrônico e instituições de ensino, organizações que não lidam diretamente com o cliente final, já aderiram à coalizão eSSENTIAL Accessibility®.
A Brasil Foods, por exemplo, é uma dessas companhias que oferecem a tecnologia da eSSENTIAL Accessibility® , justamente por entender a importância da responsabilidade social.

A BRF valoriza a diversidade e entende que a acessibilidade é essencial para se conectar com mais clientes, parceiros e consumidores. A iniciativa surgiu para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a todas as informações do nosso site, mas também para possibilitar que tenham a mesma experiência na web que qualquer outro internauta possui”, diz Andrea Dietrich, gerente de Marketing Corporativo da BRF.

Os softwares existentes no mercado para atender à demanda de pessoas com deficiência podem custar até milhares de reais. Ao oferecer o app gratuitamente, estas instituições estão contribuindo para a inclusão da comunidade com deficiência e promovendo a fidelização destes como clientes.

Sobre a eSSENTIAL Accessibility®

A eSSENTIAL Accessibility® é uma empresa canadense com seis anos de atuação no mercado de tecnologia assistiva. Foi criada pelos canadenses Simon Dermer e Spiro Papathanasakis, profissionais que trabalharam anos para as maiores organizações de assistência médica e de reabilitação na América do Norte.

A companhia, que trabalha para mais de 120 empresas, atua nos EUA, Canadá, Austrália e Brasil e está começando a expandir sua presença para outros países do mercado da América Latina.

Fonte: R7

Anúncios

Um pensamento sobre “Empresas oferecem de graça app eSSENTIAL Accessibility® aos internautas com deficiências física e visual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s