Protótipo feito de lixo eletrônico ajuda pessoa com deficiência a jogar Pôquer no Sertão

Protótipo foi criado para que Zeca pudesse jogar partidas de Pôquer. Zeca aciona, através de controle de pé, luzes que expressam escolhas.

José Wilson da Silva, de 27 anos, tem uma deficiência que o impede de falar e se locomover sozinho. Contudo, dentro das suas limitações, ele guarda um hobby que é o de jogar Pôquer. Para que ‘Zeca,’ como é conhecido, pudesse ter maior autonomia nos jogos, dois amigos seus de Petrolina, no Sertão pernambucano, criaram o ZPC-01 (Zeca Poker Comunicator) com o uso de lixo eletrônico. O protótipo mostra, através de luzes, as escolhas de Zeca no jogo.

A invenção é de Lucas Damião da Cruz e de Euclides Marques. O estudante de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucas Damião, participa de um grupo de enxadristas que funciona no Centro Cultural Ana das Carrancas. “Conheci Zeca no Clube de Xadrez e como estamos com um clube de robótica no mesmo lugar, o Instituto Robovasf, acabamos envolvendo os dois e o Pôquer”, explica Lucas.

Euclides Marques explica que Zeca foi aluno do ‘Carranca Xadrez Clube’, projeto social do Centro de Cultura Ana das Carrancas e que ele se interessou pelo Pôquer vendo as fotos do ‘Carranca Poker Team’ , um grupo em uma rede social. “Ele começou a jogar online e a me desafiar online. Um dia dei atenção e percebi que ele jogava acima da média. Foi quando decidi a trazê-lo ao clube presencial mesmo sabendo das suas dificuldades”.

Para Zeca participar do jogo, ele precisava de um acompanhante para auxiliá-lo. “O sobrinho do Zeca ficava com ele, mas discordava das suas opiniões.Foi quando notei que precisávamos desenvolver uma linguagem com Zeca. Tentamos movimento de cabeça, então chamei o grupo de Robótica e, juntamente com um dos membros, o Lucas, desenvolvemos um protótipo de comunicação usando sinais luminosos e botões, já que Zeca tem habilidades com os pés”, conta Euclides.

O protótipo ZPC-01 (Zeca Poker Comunicator) foi criado com lixo eletrônico para informar aos jogadores e o croupier, pessoa que distribui as cartas, as decisões do Zeca utilizando botões e luzes. Em uma plataforma, que fica a altura dos seus pés, ele tem à sua disposição cinco botões, sendo um para desligar e os outros quatro para acionar led’s que ficam em outra plataforma sobre a mesa. Na plataforma dos led’s, cada led ou combinação de led’s tem uma função, sendo elas: ‘Fold’, ‘Call’, ‘Bet’, ‘Raise’ e ‘All-in’

O ZPC-01 torna possível a interação direta entre Zeca e os demais envolvidos no jogo de Pôquer. A ideia da dupla é melhorar ainda mais o protótipo. “Usamos a luz para sinalizar os desejos do Zeca. Agora estamos pensando em modernizar com alguns mecanismos, que seria um equipamento de voz, que sai um som. Por enquanto, ele ainda precisa de alguém para auxiliar segurando as cartas”, destaca Lucas.

A ideia também é alcançar outras pessoas com a invenção. “A importância desse projeto é incalculável para Zeca e para ele jogar Pôquer. Foi desenvolvido para ele, mas queremos fazer implementação no projeto ou até desenvolver outro para outras pessoas”, conta Lucas. Zeca joga Pôquer também através do aplicativo de uma rede social e já ganhou 200 torneios, dos quase 500 dos quais participou. O jogo de Pôquer é um esporte de estratégia.

Como funciona o ZPC-01

Quando for a sua vez de apostar ‘Bet’, ele tem várias opções. Se não gostar da sua mão, sempre pode fazer o ‘Fold’, isto é, descartar a sua mão e deixar o pote para os outros jogadores contestarem. Já se ninguém apostou antes de si nesta rodada, ele poderá fazer o ‘Check’. O Checking significa não apostar nada e passar a vez para o jogador à sua esquerda. Porém, se um jogador antes de si apostou nesta rodada, não poderá fazer o check, mas sempre pode fazer o ‘Fold’. Mas se ele quiser jogar, tem que fazer o ‘Call’, o ‘Bet’ (a aposta) ou fazer o ‘Raise’. Para fazer o ‘Call’ põe uma aposta do mesmo tamanho da última aposta feita antes da sua. Enquanto que para fazer o ‘Raise’ coloca uma aposta maior que a última aposta antes da sua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s