Ministério do Turismo lança aplicativo para pessoas com deficiência

Um aplicativo para celulares e tablets, em que os usuários poderão avaliar a acessibilidade de atrações turísticas em todo o Brasil, foi lançado (3) pelo Ministério do Turismo, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A ferramenta Turismo Acessível é uma extensão do site http://www.turismoacessivel.gov.br.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, apresenta o aplicativo para celular Turismo Acessível, que facilitará a vida de pessoas com deficiência

“O aplicativo é um espaço colaborativo para que a pessoa com deficiência possa avaliar os equipamentos de turismo. Avaliando, se cria todo um processo de referência para que a pessoa com deficiência, quando for viajar, poder se planejar, saber se naquela cidade, naquele equipamento, ele tem condições adequadas para sua condição específica”, explicou à Agência Brasil o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

O aplicativo detecta automaticamente a localização do usuário que, ao acessá-lo, escolhe o tipo de empreendimento ou atração turística. Ele pode localizar restaurantes, hotéis, lojas, shoppings, museus, parques, praias, eventos e outros serviços. Segundo o ministério, mais de 530 mil estabelecimentos estão cadastrados no serviço, com base em dados fornecidos pela Receita Federal.

Ao selecionar o estabelecimento, o usuário escolhe que tipo de perspectiva de acessibilidade deseja avaliar (auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida). Em seguida, responde a algumas perguntas, dá uma nota e faz um comentário sobre a experiência no estabelecimento. As respostas e a média das notas, que variam de 0 a 10, ficam disponíveis no aplicativo e podem permitir às pessoas com deficiência escolher os lugares com melhor acessibilidade.

De acordo com o ministro, a ideia é transformar a ferramenta em um guia para pessoas com deficiência. “Queremos criar um movimento nacional de colaboração, com as opiniões de quem vivenciou a experiência e cada vez mais os equipamentos turísticos. Viver sem limite significa viajar sem limites, ter experiências de turismo sem limites”, disse.

O aplicativo está disponível para download gratuito para smartphones e tablets que utilizam os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Anúncios

Um pensamento sobre “Ministério do Turismo lança aplicativo para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s