Projeto da Microsoft visa auxiliar pessoas com deficiência visual em tarefas cotidianas

As informações e orientações chegam aos usuários através de avisos verbais ou por “bips”.

As tarefas do cotidiano como atravessar uma rua, ir ao mercado e pegar um ônibus podem ser triviais para a maioria das pessoas, mas para os deficientes visuais essas tarefas podem se tornar um desafio. Contudo, a Microsoft teve uma iniciativa louvável, que pode tornar a rotina dessas pessoas mais fácil, com o projeto denominado Independence Day. O projeto combina uma tecnologia que utiliza redes sem fio, smartphones e fones especiais.

Para que o projeto se torne eficaz é necessário que o terreno possua pontos de emissão via Wi-Fi ou Bluetooth. As estações ficariam responsáveis pelo tráfego de informações sobre o local para auxiliar e orientar o usuário em seu trajeto.

Os dados transmitidos pelas estações são captados pelo smartphone, que com o aplicativo adequado (Bing Maps), equipado com mapas, envia sinais sonoros, via Bluetooth, para os fones do usuário.

Os fones não são convencionais, os sinais sonoros, além de não transmitir via cabo, utilizam uma tecnologia de condução óssea para transmissão de dados. Os fones ficam abaixo da orelha, mais próximos das bochechas, por isso permite ao usuário captar outras informações sonoras do ambiente como: som dos carros, pessoas, animais, dentre outros.

As informações e orientações chegam aos usuários através de avisos verbais ou por “bips”. A intensidade dos “bips” indica a proximidade de um obstáculo ou desvio, uma sequência mais rápida indicaria a chegada de uma curva, por exemplo. Além da chegada de uma curva os sinais podem transmitir o lado e a acentuação da curva.

O Projeto é fruto de uma parceria de duas ONGs, a Catapult e Guide Dogs e já está em teste em Londres (Inglaterra). Ainda há algumas adaptações e melhorias a serem feitas, mas os resultados já apresentam expressivas melhorias para a qualidade de vida dos deficientes visuais. A Microsoft, que também trabalha no projeto, não revelou uma data para o lançamento da tecnologia.

O novo produto faz beijos ao nome, que em português significa Dia da Independência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s