Mapas impressos em 3D prometem acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Um projeto do governo japonês pretende implementar mapas feitos com impressora 3D para ajudar deficientes visuais a se localizarem. A iniciativa utiliza um material especial para produzir os mapas, nos quais pontos de interesse, como estradas, são destacados em alto-relevo para que os endereços sejam sentidos a toque. Todos os modelos de impressão são disponibilizados gratuitamente na Internet.

mapas 3D japao cegos Mapas impressos em 3D prometem acessibilidade aos deficientes visuais
Mapa impresso em 3D tem objetivo de ajudar deficientes visuais (foto: Asahi Shimbun)

O recurso foi desenvolvido pela GSI — órgão responsável pelo mapeamento geoespacial do Japão — e consiste em criar um software de impressão que possa converter os mapas e, em seguida, lançá-los na web. O projeto é uma evolução de um sistema que já era adotado pelo governo do Japão, que usava papel e equipamentos especiais para criar as cartas.

Por enquanto, o projeto indica apenas estradas, aumentadas em 1 mm, mas a ideia é adicionar outros detalhes. Os mapas impressos apresentam uma escala de 1:2500 para áreas urbanas e 1:25000 para outros locais.

“Se outras informações, como rampas e colinas, forem demonstradas em três dimensões, os mapas podem ser usados em aulas especiais para que as pessoas aprendam o que fazer se um tsunami ou outros desastres ocorrerem”, apontou o professor de engenharia da Universidade de Niigata, Tetsuya Watanabe.

Apesar de a iniciativa buscar acessibilidade e oferecer os projetos gratuitamente, as impressoras 3D usadas pelo projeto ainda custam caro, entre 60 e 70 mil ienes (valores entre R$ 1.380 e R$ 1.610 em conversão direta). Já os materiais para a impressão, com 15 cm², custam 150 iene

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s