Dez cinemas do Rio serão adaptados para pessoas com deficiência visual e auditiva

Numa iniciativa pioneira em política pública, a distribuidora RioFilme abriu um edital que disponibiliza R$ 200 mil para a instalação de ferramentas de audiodescrição e legendas ocultas em 10 complexos de exibição, promovendo o acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual às salas de cinema do Rio de Janeiro.
Segundo os dados do IBGE de 2010, 19,4% da população da cidade do Rio de Janeiro é composta por pessoas com deficiência visual total ou parcial, e a porcentagem de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva é de 2,9%. Apesar disso, nenhum dos 47 complexos cinematográficos possibilitam o acesso deste público.
A chamada pública destina-se a grupos exibidores interessados em implementar tecnologias de acessibilidade na programação regular dos lançamentos comerciais das salas de cinema, a saber: a audiodescrição, que consiste na locução narrativa, sobreposta ao som original do filme, com descrição de imagens e elementos visuais das cenas (recurso destinado aos deficientes visuais); e a legenda oculta, que apresenta a transcrição dos diálogos e de elementos narrativos como músicas, efeitos sonoros, sons do ambiente e indicação de personagens (recurso destinado aos deficientes auditivos).
Gerida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a RioFilme já investiu, em 20 anos de operação, no desenvolvimento, na produção e no lançamento de cerca de 250 longas, na produção de mais de 100 curtas e na realização de mais de 80 eventos. Com essa iniciativa, a partir de agora todos os longas financiados por ela deverão ser finalizados com legendas ocultas e audiodescrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s