Brasil: Nova versão do Modelo de Acessibilidade é disponibilizada

Versão 3.1 foi desenvolvida pelo Planejamento em parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

A nova edição do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG) foi disponibilizada nesta quinta-feira, 22, pelo Ministério do Planejamento (MP).
A versão 3.1 foi desenvolvida numa parceria deste ministério com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O objetivo do eMAG é tornar os portais governamentais acessíveis para pessoas com deficiência.
Entre as novidades da versão 3.1 estão o capítulo “O processo para desenvolver um sítio acessível”, o uso do HTML5 e as diversas melhorias no conteúdo do texto para deixá-lo mais compreensível para os servidores públicos que atuam na construção de portais.
“Enquanto os sites do governo não forem de fácil acesso para todos, não conseguiremos atender toda a população brasileira. É urgente divulgar e ampliar o uso do eMAG”, disse Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação.’
O eMAG é um conjunto de recomendações para tornar acessível a pessoas com deficiência os sítios e serviços eletrônicos federais, de forma padronizada e de fácil implementação.
Na elaboração do novo documento, foram consideradas as contribuições de especialistas e as novas pesquisas na área de acessibilidade à web, bem como as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0, do W3C. “As novidades foram estabelecidas com foco nas necessidades locais, visando atender as prioridades brasileiras”, complementa Foresti.
Cursos de educação a distância
Para capacitar profissionais no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação disponibilizou os cursos de educação a distância: um para servidores que produzem conteúdo e outro para desenvolvedores. Os cursos já foram atualizados e seguem as orientações do eMAG 3.1.
Os cursos estão disponíveis sob licença Creative Commons para instituições e órgãos que queiram hospedá-los em seus ambientes de EAD. Para solicitar os cursos, basta preencher formulário disponível no Portal de Governo Eletrônico (gov.br)

Fonte:
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/05/nova-versao-do-model..

Anúncios

Um pensamento sobre “Brasil: Nova versão do Modelo de Acessibilidade é disponibilizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s