Plataforma online oferece conteúdos educativos em Língua Gestual Portuguesa

São cerca de 700 os vídeos educativos e pedagógicos que vão estar alojados no SAPO, até ao final do ano. O projeto Academia LGP é único em Portugal e conta com a experiência da Fundação PT.
 alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, assim como professores e familiares que lidam com a comunidade surda, passam a ter acesso a uma ferramenta online gratuita com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
O projeto, de nome Academia LGP, conta já com 100 vídeos de matemática, físico-química e história e geografia de Portugal, mas promete não ficar por aqui. Esta é uma iniciativa que está a “crescer todos os dias” e que, até ao final de 2014, vai disponibilizar 700 vídeos na plataforma do SAPO, explica Teresa Salema, diretora de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Soluções da Fundação PT. Previsto está também o alargamento a outras áreas do currículo escolar nacional.
De fácil navegação e organizada por disciplina e ano de escolaridade, a Academia LGP está acessível em formato bilingue, ou seja, em português e em LGP. Através deste projeto são difundidos, através do SAPO Vídeos, novos gestos (neologismos) propostos para os conceitos escolares. O projeto permite “dar um salto qualitativo na comunicação e proximidade com a comunidade surda” bem como um maior conhecimento da língua gestual, afirma a diretora.
Vinte anos de experiência ao serviço da comunidade surda
 Reconhecida pelo compromisso com a acessibilidade às comunicações e com a educação, a Fundação PT coloca a sua experiência ao serviço da comunidade surda com a criação de uma “solução adaptada e ajustada às necessidades”.
Esta biblioteca de vídeos é fruto de uma parceria entre a Fundação PT e o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (CEDJRP). Além do alojamento no SAPO Vídeos, o papel da Fundação PT passa pela produção da voz-off e montagem de vídeos e doação de equipamento de produção de vídeo. Contribui ainda com a criação de um MEO Kanal.
Durante a apresentação do projeto, no 3.º Congresso Internacional de Educação de Surdos, no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, os representantes da CEDJRP sublinharam o “apoio” e “profissionalismo” da equipa PT que contribuiu para fazer crescer este projeto único.
Fonte: Fundação Telecom Portugal
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s