Indra lança plataforma para ajudar no aprendizado de pessoas com autismo

Protótipo experimental, desenhado para uso em PC com a ajuda da tecnologia Kinect, está disponível para download gratuito.
A empresa de consultoria Indra anunciou nessa segunda-feira (15) o lançamento de uma plataforma educativa para pessoas com Transtornos do Espectro Austista (TEA). Por meio do uso de realidade virtual, a plataforma visa ajudar em aspectos como aprendizado básico, melhor conhecimento do entorno e habilidades de comunicação.
O protótipo experimental, desenhado para seu uso em PC com a ajuda da tecnologia Kinect, já está disponível para download gratuito no site de Tecnologias Acessíveis da empresa.
A plataforma, denominada SAVIA (Sistema de Aprendizagem Virtual Interativa para pessoas com autismo e dificuldades de Aprendizagem), é fruto de um projeto de P&D liderado pela Indra e no qual também participaram o Grupo de Autismo e Dificuldades de Aprendizagem da Universidade de Valência, na Espanha, e a consultora digital Secuoyas.
Para assegurar que a solução se adapte às necessidades reais dos usuários, a empresa também contou com a colaboração de diferentes organizações, como a Associação Autismo de Ávila e a Fundação Adapta, tanto para colher informações como para a validação das ferramentas. O projeto faz parte do subprograma Avanza Competitividad I+D+i do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol.
O projeto
A linha pedagógica da SAVIA e a definição das ferramentas foram projetadas para apoiar a intervenção formativa e educativa que profissionais e familiares realizam com as crianças autistas. Para tanto, foram identificadas as habilidades-chave afetadas no desenvolvimento da criança autista a partir de um profundo estudo bibliográfico. Também foram analisados os programas de intervenção que contam com maior eficiência demonstrada na melhora destas habilidades, dando lugar a sua versão eletrônica.
Os games desenvolvidos para esta plataforma são a grande atração para as pessoas com TEA, os quais permitem trabalhar diferentes aspectos. Tudo isso foi possível graças às enormes possibilidades que as tecnologias inovadoras permitem na SAVIA.
Aprendizagem pelo jogo
A SAVIA conta com três grupos de games diferenciados que trabalham aspectos específicos. O primeiro deles, “Aprender a aprender”, se apóia em princípios fundamentais da intervenção no autismo como estrutura visual, a claridade visual, o aprendizado escalonado e os pictogramas.
No jogo “Conhecendo o entorno” são aproveitadas as possibilidades da realidade virtual para que a criança possa manipular o entorno visual e, desse modo, aprender conceitos básicos visuais e espaciais (formas, tamanhos, cores, posição, quantidade, entre outros).
Uma vez dominada a estrutura visual e os conceitos básicos, a SAVIA oferece um completo jogo para a intervenção na Comunicação referencial, uma ferramenta colaborativa que pretende servir de complemento a outros programas, sejam tecnológicos ou não, que se encontram orientados a favorecer o desenvolvimento da comunicação em crianças com TEA.
Testes
Em uma avaliação preliminar, todos os jogos foram testados com crianças de desenvolvimento típico e por pessoas com autismo e outras deficiências intelectuais, com resultados claramente positivos. A facilidade do uso, a maior velocidade de aprendizado que no entorno real e a menor probabilidade de erro são algumas vantagens mostradas pelo protótipo experimental.
A ferramenta continuará sendo avaliada pela Associação Autismo de Ávila, mas está a disposição da sociedade de forma livre. Assim, pessoas e instituições podem se interessar e colocar suas sugestões e considerações com o objetivo de seguir aprimorando a solução.
Graças a SAVIA, as pessoas com TEA podem trabalhar em um ambiente que lhes seja agradável, controlado e compreensível, para potenciar suas habilidades e desenvolver aquelas que tenham mais problemas, melhorando no possível sua qualidade de vida. As famílias contam com um elemento para colaborar ativamente no desenvolvimento de seus filhos, facilitando o aprendizado de maneira simples, acessível e facilmente compreensível.
Para os profissionais, uma ferramenta como a SAVIA, com interfaces e conteúdos altamente configuráveis e adaptáveis a cada pessoa, facilita seu trabalho e aumenta sua eficiência, ao reduzir o tempo que dedicam para preparar materiais reais equivalentes aos oferecidos nos jogos virtuais.
Compromisso com as Tecnologias Acessíveis
O projeto SAVIA está alinhado ao compromisso da Indra com o desenvolvimento de Tecnologias Acessíveis, soluções e serviços inovadores que facilitam o acesso à tecnologia e a integração social e laboral das pessoas com deficiência.
Como parte de sua responsabilidade corporativa, a Indra já desenvolveu mais de 40 projetos de P&D e conta com 12 Cátedras de Investigação em Tecnologias Acessíveis em colaboração com diferentes universidades, associações e fundações, como a Fundação Adecco, na Espanha. A iniciativa tem um alcance internacional, tanto pelo próprio impacto global das soluções desenvolvidas, como pelo desenvolvimento de cátedras na Argentina e México, e a colaboração com 48 instituições do conhecimento em 18 países.
Fonte: Portal Terra
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s