Espaço Itaú de Cinema oferece tecnologia de acessibilidade a partir de smartphones e tablets

O Whatscine, que está sendo usado pela primeira vez no Brasil, ficará disponível somente no complexo Frei Caneca, na exibição do filme “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, que estreia na próxima quinta, dia 10 de abril.

O aplicativo é gratuito e transmite recursos de audiodescrição, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e subtitulação – conteúdo acessível produzido pela OSCIP Mais Diferenças

Em parceria com a OSCIP Mais Diferenças, o Espaço Itaú de Cinema e a Vitrine Filmes lançam no cinema o Whatscine: aplicativo que transmite recursos de audiodescrição, interpretação em LIBRAS e subtitulação a smartphones e tablets, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência. O programa tem estreia exclusiva no cinema brasileiro com o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro. O aplicativo estará disponível gratuitamente , a partir da próxima quinta-feira, 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, em São Paulo.

O Whatscine, tecnologia desenvolvida pela Universidad Carlos III, de Madri, oferece acessibilidade a pessoas com deficiência em smartphones e tablets. Isso é possível graças aos recursos de (a) audiodescrição via fones de ouvidos; (b) imagens nas telas dos dispositivos de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); (c) e subtítulos também nos visores. Sua utilização não gera desconforto aos espectadores sem deficiência, pois possui baixa luminosidade e o áudio não é transmitido por alto falante. O aplicativo oferece ainda opções de interatividade e publicidade aos espectadores, trazendo novas opções de entretenimento.

O objetivo do Espaço Itaú de Cinema e do Whatscine é promover a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso à cultura para todos, equiparando oportunidades e incorporando novo público ao cinema.O Whatscine foi lançado recentemente na Europa,e sua introdução no Brasil mostra a importância do nosso país no cenário de inclusão das pessoas com deficiência”, comenta Luis Mauch um dos idealizadores da iniciativa.

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é uma ficção sobre um adolescente cego em busca de independência.
Sobre Recursos de Acessibilidade

Audiodescrição: A audiodescrição, informação falada de imagens, é um recurso de acessibilidade que possibilita ao cego captar o que é visual numa cena. É um detalhamento do que está na imagem. A audiodescrição consiste em descrever cenários, personagens, posições, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso aos bens e produtos culturais.

Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Tradução do conteúdo e do contexto do texto falado. É um recurso de acessibilidade que possibilita que as pessoas com deficiência auditiva ou surdas tenham acesso às informações sonoras através da interpretação na Língua Brasileira de Sinais.

Subitulação: Legendas escritas que apresentam, além dos diálogos, os elementos narrativos não verbais, como sons, músicas, efeitos sonoros e indicação de personagens. Este recurso de acessibilidade é destinado aos espectadores com deficiência auditiva ou surdez, promovendo o acesso a informações que auxiliam no entendimento da obra.
Sobre a Mais Diferenças
A Mais Diferenças desenvolve projetos para inclusão de pessoas com deficiência, com foco em educação e cultura. Fundada em 2005, a Mais Diferenças acredita que a construção de uma sociedade justa e inclusiva passa necessariamente pela garantia do direito fundamental de acesso à educação e cultura.
Sobre o ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA
O Espaço Itaú de Cinema foi inaugurado há 20 anos em S.Paulo. Hoje, o circuito também está no Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Brasília. São 56 salas no país. O Espaço Itaú de Cinema têm programação diversificada, com foco nos filmes brasileiros e independentes. Os oitos complexos da rede possuem equipamentos de última geração, bilheteria informatizada e poltronas de couro ecológico.  Anualmente, o circuito vende 3.5 milhões de ingressos.
A área de convivência do Espaço Itaú de Cinema é um verdadeiro ponto de encontro cultural, com layout voltado para a diversão e o convívio. Mesa comunitária, acesso à internet, bombonière e cafeteria estão disponíveis para o convívio entre seus clientes.
HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
Brasil, 2013, 96 min, 12 anos
Direção:Daniel Ribeiro
Elenco:Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi
Sinopse:Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel um menino que vai fazê-lo descobrir coisas que ele nem imagina.
Distribuição: Vitrine

Fonte: Espaço Itau de Cinema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s